terça-feira, 15 de janeiro de 2008

REVOLTANTE:vi uma araucária sendo cortada hoje

Amigos, o que presenciei hoje (15/01/2008) foi revoltante, estou até agora nervoso,
mas o que pude fazer em termos de denúncia eu fiz, resta dividir com vocês os absurdos que vemos por aí..
Estava passando pela Rua Nicarágua, no belíssimo bairro do Bacacheri (por causa justamente de suas ÁRVORES, em Curitiba (PR), terra das araucárias, quando vejo, em um terreno baldio, uns homens com motosserra colocando algumas árvores abaixo,dentre elas uma ARAUCÁRIA, espécime que, pelo menos na lei, é protegida municipalmente e estadualmente... Fiquei revoltado, dei mais uma volta no quarteirão para comprovar e era verdade mesmo...Falei,de
dentro do carro, para os motosserristas que a araucária é protegida por lei e seu corte é proibido,mas eles tiraram sarro da minha cara,como se não estivesse nem aí.
O sangue subiu na cabeça,mas antes de fazer alguma besteira, dirigi por alguns quarteirões e gastei todos os créditos de meu celular para ligar para a prefeitura (156) e para o Batalhão de Polícia Ambiental (Força Verde). Dei o posicionamento da ocorrência para ambos os órgãos, ocupei o tempo que eu deveria estar em um cliente (atrasei e muito no cliente,mas primeiro a obrigação!) e fiz minha parte, mas sem deixar de me revoltar com este absurdo!!!
Fui ao cliente, minutos depois passei novamente pelo local e estava ela lá, a araucária, em pedaços, morta... e os homens foram embora.. não sei se a polícia ou a prefeitura passaram por lá.. se não passaram na hora,espero autuarem o dono do terreno.. a última esperança é que a
justiça seja feita.
Fica meu desabafo, se quiser denunciar o local fica na RUA NICARÁGUA,EM FRENTE AO NÚMERO 1604 (o terreno não tem número).
Os telefones para denúncia são:
PREFEITURA: 156 (só funciona dentro de Curitiba)
FORÇA VERDE: 41-3299-1350

7 comentários:

agneseck disse...

E eu que sempre penseii que em Curitiba onde o m2 de verde por pessoa é o maior do país, a natureza fosse preservada. É uma das cidades mais arboriozadas que conheço. Lamentávels acontecer este corte irracional por parte desta gente.
Bom no tempo do Dr.Jayme Lerner Curitiba era uma outra cidade. Atualmente as coisas mudaram nesta Capital que sempre foi modelo para o país.

ARQ. GABRIEL ENGRACIA disse...

Pois é, Agnes, sempre houve um cuidado tão grande com o meio-ambiente aqui em Curitiba,mas atualmente parece que estão "relaxando", a especulação imobiliária está avançando sobre lindas matas nativas,para construírem grandes prédios e as autoridades parecem fazer vista-grossa...
Antes praticamente todas as ruas dos bairros da cidade eram arborizadas,agora parece que os novos moradores não respeitam isso e estão descaracterizando nossa "cidade jardim"... É muito triste,mas os que têm consciência precisam se mobilizar! Para isso estamos aí e precisamos nos unir contra a ignorância geral!
Abraços.

Unknown disse...

Antes, parabéns ao nosso amigo, além de ser ambientalista, está de parabéns por este blog. Araucárias.. em Telêmaco Borba, "tinhamos" uma praça, codinome, Praça dos Pinheiros... sendo que "todos" foram cortados mediante uma autorização e um esquema de corrupção dentro da regional campos gerais do IAP. Arvores de um altivo porte, anos e anos para se desenvolver... e apenas alguns minutos tombadas ao chão. Temos fé que segundo a Lei de crimes ambientais e o artigo 225 da CF faremos justiça.

ARQ. GABRIEL ENGRACIA disse...

Rodrigo, obrigado por sua participa�o!
Ouvi falar desta pra�a em Tel�maco Borba, comentaram em alguma comunidade do Orkut. Eu estive uma vez a� na cidade,h� um ano atr�s,e n�o sabia desta pra�a.Que absurdo,ainda por cima as arauc�rias estavam em uma PRA�A, ou seja,n�o atrapalhavam edifica�es nem nada! Voc� tem foto deste absurdo?Entraram com processo contra a prefeitura?
Mantenha-nos informados sobre isto!
Abra�os!

cvxcvxcv disse...

Parabens meu amigo,moro em Rio Pardo, Rio Grande do Sul, presensiei a mesma cena dias atrás, e os criminosos são da AES Sul, fornecedora de energia elétrica da regiaõ, me disseram q tinham autorização e ordem para cortar no minimo dois metros do lado proximo as fios de alta tensão, mas tiraram em torno de 5 metros ou mais, a árvore foi literalmente depenada de um lado, agora pendendo para o lado da minha residencia, solicitei avaliação do corpo de bombeiros, para um laudo técnico, pois é quase 100% que a arvore com mais ou menos 20 metros de altura, uns 12 a 15 anos, terá de ser cortada, repleta de ninhos de pássaros, em torno de 8 a 10 espécies. Não dormi a noite do fato. Obs: A árvore esta dentro do pátio de minha residência. Quero entrar com um processo, tenho fotos e testemunhas do ocorrido. Atenciosamente. Gilberto Person.
msn: gilbertoperson@msn.com

JAYIN disse...

POIS BEM EU TB HOJE DIA 29 DE OUTUBRO DE 2008 VI UMA ARUACÁRIA SENDO CORTADA E O PIOR COM AUTORIZAÇÃO DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE CURITIBA - ARV08005646 AUTORIZADO PELO HEITOR COSTA NETO DIRETOR, ESTAVA ELA ENTRE A CAMPO SALLES , AUGUSTO SEVERO E JOÃO GUAUBERTO, UMA OBRA DA HUGO PERETTI PARA LEVANTAR UM PREDIO E NÃO SÓ A ARAUCÁRIA COMO TB UM IPE AMARELO...TRISTE REALIDADE DOS NOSSOS POLITICOS, EMPREENDEDORES, ARQUITETOS QUE NÃO FAZER UM PROJETO ADEQUADO COM O MEIO AMBIENTE...TUDO É DINHEIRO-DINHEIRO...
ESTOU FAZENDO MINHA MONOGRAFIA SOBRE A EFETIVIDADE SOBRE A RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AO MEIO AMBIENTE, E O QUE TENHO VISTO QUE BEM POUCO TEM UMA CONCLUÇÃO BENEFICA O RESTO ...NEM SE FALA...

ARQ. GABRIEL ENGRACIA disse...

Caro JAYIN,
Obrigado por seu comentário!!
Pôxa, vida, sempre passo em frente a este terreno com placa da Hugo Peretti, tinha uma casa linda ali, fica ao lado de um edifício de escritórios, bem na esquina né?
Eu sempre olhava aquela araucária.Que absurdo,ela estava no canto do terreno e não iria atrapalhar a obra... isso é o fim! É extinção na certa, meu amigo, do jeito que a coisa vai...
Não tem como processá-los por crime ambiental? O pior é que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente nem dá bola para as denúncias,não atende-as.. estamos desassistidos mesmos.. E as árvores mais ainda!!