sábado, 22 de agosto de 2009

Lições de destruição no passado


É sempre interessante recorrer à história para aprendermos a não repetirmos antigos erros. Mas a humanidade parece não aprender, quase nunca, com seus próprios descalabros históricos.

Falando de esgotamento de recursos naturais, a história está repleta de casos em que isto aconteceu, em diversas partes do mundo e por diversas causas. É sempre bom relembrar algumas destas tragédias, que muitas vezes chegaram a dizimar povos inteiros, para repensarmos o que estamos, atualmente, fazendo com o planeta.

Pegando rapidamente o exemplo dos Sumérios, uma notável civilização que teve seu auge em torno de 4.000 a.C., criadores das primeiras cidades e da língua escrita, dentre outras invenções. Uma delas tratou-se de um sofisticado sistema de irrigação para suas lavouras de trigo, mas que no entanto acabou por exaurir as reservas de água da região, devido à saturação dos lençóis freáticos e à evaporação excessiva, a qual elevou a salinidade da terra, deixando-a imprópria a novos plantios, segundo estudo do arqueólogo Robert McC. Adams, que descreveu o sítio da antiga civilização suméria. Este fator obviamente forçou a um grande declínio de tal civilização.

Fato semelhante ocorreu com a civilização Maia, que prosperou a partir de 250 d.C. onde hoje é a Guatemala, ...

Caros amigos,
Para continuar a ler este e outros textos, gostaria que vocês conhecessem este livro.
Ele possui todos os TEXTOS deste blog REVISADOS E AMPLIADOS , bem como TEXTOS INÉDITOS também!
O livro "REFLEXÕES ECOLÓGICAS EM UM MUNDO INSUSTENTÁVEL" vocês podem adquirir clicando na imagem acima, no site CLUBE DE LEITORES.

Os leitores que quiserem guardar este conteúdo em sua biblioteca ou mesmo dá-lo de presente a amigos, eu ficarei bastante honrado!

A luta do BLOG TREES FOREVER por um mundo mais sustentável e por governos mais sérios e atuantes na área ambiental vocês já conhecem. Esta luta é de todos nós e eu agradeço muito por estes quase dois anos de convivência aqui neste ambiente virtual!

Se possível, por favor ajudem-nos a divulgar este livro, enviando o site abaixo a seus amigos, conhecidos, colegas de trabalho, familiares, etc.:

http://clubedeautores.com.br/book/9850--REFLEXOES_ECOLOGICAS

Um forte abraço a todos e muito obrigado!!

Gabriel Bertran

Nenhum comentário: