sábado, 26 de setembro de 2009

Um complô contra as energias limpas?



Todos devem ter visto alguns dias atrás as notícias sobre a "nota verde" que o IBAMA liberou, sobre as emissões de veículos modelo 2008 vendidos no Brasil (leia a notícia clicando
aqui) . Longe de querermos pregar algumas "teorias da conspiração", tal pesquisa publicada pelo Governo Federal é no mínimo estranha, dadas os recentes fatos referentes à farsa do petróleo pré-sal, que inclusive já comentamos aqui neste espaço.

A "nota verde" simplesmente parece querer demonstrar que automóveis movidos à gasolina (derivado de petróleo historicamente poluente e notadamente grande responsável pelo aquecimento global) poluem menos que o álcool combustível! O teste simplesmente ignora o fato da cana-de-açúcar absorver parte dos gases de efeito estufa durante seu crescimento, que é uma das prerrogativas de classificar o etanol como um "combustível verde". Claro, é preciso fazer uma ressalva de que nem todas as emissões do álcool serão compensadas enquanto a indústria canavieira não abolir a queima da palha de cana nas plantações e também deixar de transportar tanto a colheita quanto o álcool utilizando-se caminhões movidos à diesel (parece uma ironia). Mesmo assim, esta indústria em muito se modernizou, através da mecanização das colheitas (que evita queimadas) e da geração de energia elétrica com os subprodutos da cana, como a palha.

Caros amigos,
Para continuar a ler este e outros textos, gostaria que vocês conhecessem este livro.
Ele possui todos os TEXTOS deste blog REVISADOS E AMPLIADOS , bem como TEXTOS INÉDITOS também!
O livro "REFLEXÕES ECOLÓGICAS EM UM MUNDO INSUSTENTÁVEL" vocês podem adquirir clicando na imagem acima, no site CLUBE DE LEITORES.

Os leitores que quiserem guardar este conteúdo em sua biblioteca ou mesmo dá-lo de presente a amigos, eu ficarei bastante honrado!

A luta do BLOG TREES FOREVER por um mundo mais sustentável e por governos mais sérios e atuantes na área ambiental vocês já conhecem. Esta luta é de todos nós e eu agradeço muito por estes quase dois anos de convivência aqui neste ambiente virtual!

Se possível, por favor ajudem-nos a divulgar este livro, enviando o site abaixo a seus amigos, conhecidos, colegas de trabalho, familiares, etc.:

http://clubedeautores.com.br/book/9850--REFLEXOES_ECOLOGICAS

Um forte abraço a todos e muito obrigado!!

Gabriel Bertran

2 comentários:

ARQ. GABRIEL ENGRACIA disse...

A matéria abaixo complementa o pensamento deste artigo, demonstrando uma espécie de complô contra o etanol Leiam também (copiem e colem no navegador):

http://ecoturismoesustentabilidade.blogspot.com/2009/10/pre-sal-nao-pode-ser-o-pos-etanol.html

ARQ. GABRIEL ENGRACIA disse...

Importante constar que ontem (02/12/09), ou seja, quase dois meses após a publicação desta pesquisa, talvez devido a muitas reclamações por parte dos produtores de álcool, o Ministério do Meio Ambiente realizou "nova" pesquisa em que, misteriosamente, os carros flex e com cilindrada até 1.8L voltaram a ser os menos poluentes!
Quem quiser pode conferir na reportagem abaixo (copie e cole no navegador):

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091202/not_imp475242,0.php

Vá entender este (des)governo...