quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Uma moda de extremo mal gosto:acabar com os galhos das árvores

Uma moda macabra, de extremo mal gosto e infelizmente comum Brasil afora parece estar aumentando aqui em Curitiba: é a de "podar" drasticamente e sem critério algum todos os galhos e folhas das árvores das ruas, sem autorização da prefeitura nem supervisão técnica. Isso é feito principalmente por comerciantes, mas também por moradores e deixam a paisagem da cidade cada vez mais feia. Não sei qual "beleza" essas pessoas vêem nestes atos, em acabar com o verde, com a sombra nestes dias tão quentes, desalojar pássaros que se abrigam nas árvores, etc. Sem contar a falta de cidadania, pois as árvores das calçadas a todos pertencem. Eu não me sinto bem em ver estas cenas e passar por estas calçadas. O espetáculo de terror repete-se dentro de propriedades, como já relatado aqui.

Vejam abaixo dois casos desta maldade, que aconteceram nesta semana:

Rua Brasílio Itberê, 4412, esquina com Rua Percy Withers, no bairro Água Verde. Vejam a árvore como estava linda antes. Foto do Google Street View

Rua Brasílio Itberê, 4412, esquina com Rua Percy Withers, no bairro Água Verde. Vejam a árvore como ficou após a violenta poda drástica. Foto do Autor, tirada em 06/11/14

Rua Brasílio Itberê, 4412, esquina com Rua Percy Withers, no bairro Água Verde. Vejam a árvore como ficou após a violenta poda drástica. Foto do Autor, tirada em 06/11/14, de outro ângulo
Como vocês podem perceber, o estabelecimento comercial foi reformado recentemente e uma das "providências" foi acabar com o verde da linda árvore em sua frente. Essa estupidez deve incluir o fato da fachada da edificação ficar mais visível. Mas precisa cometer tamanho vandalismo com o patrimônio público? Seria perfeitamente possível integrar a comunicação visual ao verde. Inclusive o verde valoriza os imóveis, pois os bairros mais sofisticados da cidade são os mais arborizados, em qualquer lugar do mundo. Nos países desenvolvidos as casas e comércios integram-se ao verde. E neste caso acima o proprietário poderia até tirar partido da árvore, pois os clientes que sentariam no deck para comer ou beber seriam privilegiados com a vista (em frente ainda existe uma praça, porém pela mentalidade que nota-se nas pessoas que reformam estes imóveis, se deixassem eles retirariam o verde até da praça!).



O outro caso é ainda mais violento, seguem as fotos abaixo:
Rua Alagoas, 2543, esquina com Rua Santa Catarina, no bairro Guaíra. Vejam como eram as duas árvores em frente ao imóvel de esquina. Foto do Google Street View.

Rua Alagoas, 2543, esquina com Rua Santa Catarina, no bairro Guaíra. Vejam ficou uma das duas árvores em frente ao imóvel de esquina, após poda violenta. Foto do Autor, tirada em 06/11/14.
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Então eu não preciso dizer mais nada sobre o que esta clínica de fisioterapia fez com as lindíssimas árvores de sua frente. Tenho mais questões do que afirmações: a pessoa não tem noção do quanto ficou HORRÍVEL, HORRIPILANTE a frente do prédio agora? A pessoa (aparentemente ligada á área de saúde) transformou o que era VIDA em MORTE por que??? Acho que vou parar por aí. Não há muito o que dizer.

O que podemos concluir é que o Brasil vai mesmo na contra-mão de tudo. Quando a seca nas regiões Sudeste e Centro-Oeste mostrou-se mais árdua do que nunca neste ano, secando quase todas as represas importantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, etc. , deveríamos pensar no quanto cada árvore é importante para manter a umidade nas cidades.

O mais incrível é ninguém associar os fatos, ninguém perceber o quanto tudo é conectado na natureza. Mais incrível ainda é ninguém se revoltar ao passar por estes verdadeiros monumentos ao descaso com o meio ambiente, retratados nestas fotos!

Mas, o que vamos esperar de um país cuja população reelegeu os ladrões que nos roubam há 12 anos? Será que teremos que desistir de lutar por mais educação, mais informação, mais verde, mais vida? Ah,acho que são as trevas que "eles" querem...

Nenhum comentário: